sábado, 12 de janeiro de 2013

A taça certa para o vinho certo

Dicas básicas para servir corretamente o vinho

A taça é, provavelmente, o acessório mais simbólico da cultura do vinho. Mesmo os leigos não deixam de associar uma coisa à outra, que confere ainda mais classe e luxo ao vinho. Mas para apreciar um vinho no dia-a-dia, tal requinte é, geralmente, dispensável. Como somos sempre a favor da democratização da bebida e contra os estereótipos, acreditamos que você pode aproveitar o vinho da maneira que quiser. Quer usar um copo normal? Vá em frente! Copo plástico? Claro! Quem somos nós para dizer que não? São mais práticos de levar num piquenique, por exemplo. Porém, se quiser apreciar um vinho de maneira mais proveitosa e identificar e saborear todas as suas características, uma taça adequada se faz necessária e deve fazer parte do conjunto de acessórios de qualquer bebedor.

O problema aparece quando você descobre que existe uma grande variedade de taças com tamanhos, formatos e objetivos diferentes, e cada uma se propõe a combinar com um tipo de vinho específico. Então, como saber qual é a taça certa para o seu tinto preferido ou o espumante da festa? Será que realmente precisamos ter tantas variedades diferentes para aproveitar o vinho? Bom, aqui vão algumas dicas básicas.

Nada de cores!

Esqueça as taças coloridas. Tem gente que não resiste, principalmente numa comemoração, a servir bebidas naquelas taças temáticas de tudo que é cor, achando que está esbanjando animação e alegria. Porém, se você quer levar o vinho minimamente a sério, taça transparente é o básico para começar. Só assim você poderá avaliar a cor do vinho e demais características visuais.

Grande X Pequena

Se a opção do dia for um vinho de sobremesa ou fortificado, como Porto e Jerez, as taças menores são recomendadas. Estes são vinhos feitos para serem consumidos em pequenas quantidades, e suas características intensas não tornam necessário que você gire a taça para desprender suas notas.
Para todos os outros, as taças maiores e “gordas” são mais adequadas. Principalmente para vinhos tintos, que em geral precisam de maior oxigenação para mostrar seus traços.

Uma orquestra em taças!

As taças de cristal têm nomes inusitados, algumas com referências a instrumentos musicais ou flores. Quer conhecer algumas das mais populares e o tipo de vinho para o qual se destinam?
Tulipa – Haste prolongada, corpo alto e estreito, perfeita para manter as borbulhas da bebida, que não escapam com tanta facilidade. Tem características semelhantes ao copo de mesmo nome para cerveja, com uma haste que vai afinando por dentro, concentrando as bolhas.
Flauta/Flute – Essa geralmente é a taça mais comum para espumantes. Assim como a Tulipa, é alta, estreita e tem a haste média ou longa, mas a principal diferença é que não existe o afinamento gradativo da haste até a base.
Trompete – Elegante, porém menos adequada. Também é destinada para espumantes e tem mais apelo visual do que prático.
Borgonha – Para vinhos tintos mais concentrados, taças de bojo maior são indicadas. A taça Borgonha foi criada para permitir um contato maior com o oxigênio e realçar os aromas do vinho, liberando todo o seu buquê. Ótima opção para vinhos de Rioja ou feitos com as uvas Pinot Noir, Nebbiolo e Barbera.
Bordeaux – A taça que leva o nome de outra região famosa da França tem um bojo menos largo, que ajuda a concentrar mais os aromas do vinho e direciona o fluxo da bebida à zona central da língua. Ideal para vinhos tânicos e encorpados, como por exemplo os feitos com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Cabernet Franc.

Uma taça para todas as horas!

A não ser que você seja um grande enófilo ou profissional da área, dificilmente vai se importar em dispor de todos esses tipos de taças em casa. Deixe isso para os entusiastas. Você pode perfeitamente apreciar um bom vinho com uma taça padrão. A chamada taça ISO foi criada para facilitar degustações e a vida de quem quer apenas beber com os amigos ou sozinho depois do trabalho para relaxar. Chamada de taça coringa, ela é “gordinha” embaixo e tem o bojo levemente largo.
Mesmo com a taça ISO, é sempre bom ter uma específica para espumantes, tanto pela degustação em si quanto pela tradição. Afinal, não há nada mais forte no mundo do vinho do que a imagem do champagne com sua respectiva taça.
 

Fonte: Winetag

Nenhum comentário:

Postar um comentário