sexta-feira, 24 de junho de 2011

Argentina ganhou da Espanha o direito da Denominação 'Rioja'



A batalha judicial iniciada há mais de dez anos pelo Conselho Regulador da Denominação de Origem Rioja para obter a exclusividade do nome, chegou ao fim e foi favoravel à Argentina.

Depois de 12 anos de uma batalha judicial iniciada pelo Conselho Regulador da Denominação de Origem Rioja da Espanha para obter a exclusividade do nome "La Rioja" para seus vinhos, a juiza federal argentina Rita Maria Ailán, do Forum Administrativa de Buenos Aires, acabou com o conflito ao recusar a demanda por considerar que "não ficou demonstrado que possa existir, nem provocar confusão nos consumidores" pelo uso da expressão "La Rioja Argentina" respeitando a denominação de origen "Rioja" (Espanha) "atendendo ao claro diferenciador e indicador do pais de origem do produto".
A estrategia dos produtores agrupados dentro da Denominação de Origem Rioja, buscava impedir que o o Torrontes riojano fosse comercializado no exterior com a indicação geografica de La Rioja, Argentina. No entanto, José Luis Lapuente, secretario geral do Conselho Regulador da Denominação de Origem Rioja, disse que apelaria da decisão porque  segundo os resultados de uma pesquisa realizada recentemente pela consultoria Nielsen, quase 60% dos consumidores identifica os vinhos de La Rioja argentina con os da Rioja espanhola. Para alguns analistas, o ponto alto esta nos mercados emergentes, como China, onde o consumo esta crescendo a passos largos e a confusão pode ser em detrimento dos rótulos europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário